Sistema de Alerta PITHOMYCES
Designação do Projecto
ACORES-01-0247-FEDER-000046
Código do Projecto
Fomentar as iniciativas I&D de contexto empresarial
Objectivo Principal
UNICOL – Cooperativa Agrícola, CRL
Entidade Beneficiária
296.923,05 €
Custo Total Elegível
192.999,98 €
Apoio Financeiro da União Europeia
Descrição
O PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SISTEMA DE ALERTA PITHOMYCES CHARTARUM QUE SE ENCONTRA JÁ NA FASE DE RECOLHA DE DADOS E COM VÁRIAS ESTAÇÕES COM SENSORES DE TEMPERATURA/HUMIDADE INSTALADOS, CRIOU UM SISTEMA QUE AUXILIA OS CRIADORES DE GADO NA GESTÃO DO MANEIO ALIMENTAR (PASTOREIO E SILAGENS), DE MODO A REDUZIR AS PERDAS ECONÓMICAS E O SOFRIMENTO ANIMAL CAUSADO PELA FOTOSENSIBILIDADE. O FUNGO PITHOMYCES CHARTARUM ENCONTRA-SE EM QUASE TODAS AS PASTAGENS AÇORIANAS E PRODUZ UMA TOXINA, A ESPORIDESMINA, QUE QUANDO INGERIDA PELOS RUMINANTES DESENCADEIA A DOENÇA PITOMICOTOXICOSE.
O GADO BOVINO AO INGERIR ERVA COM ESPOROS DO FUNGO DESENVOLVE PROBLEMAS HEPÁTICOS QUE LEVAM A UMA PERDA SIGNIFICATIVA DA PRODUÇÃO DE LEITE, AUMENTA O SOFRIMENTO DO ANIMAL DEVIDO À FOTOSSENSIBILIDADE E REDUZ A SUA ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA.
A SOLUÇÃO AGORA APRESENTADA MATERIALIZA-SE SOBRE A FORMA DE UM SISTEMA DE AVISO PRÉVIO PARA A ESPORULAÇÃO DE PITHOMYCES CHARTARUM QUE MEDE E MAPEIA O RISCO DE ESPORULAÇÃO, INFORMANDO OS CRIADORES EM TEMPO REAL.
Resultados
ESTA SOLUÇÃO INICIALMENTE TESTADA NA ILHA TERCEIRA E NUMA PEQUENA EXTENSÃO DA ILHA DE SÃO MIGUEL IRÁ PERMITIR AOS CRIADORES UMA MELHOR GESTÃO DO MANEIO DO GADO, O ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DESTE FENÓMENO E UM MELHOR ENTENDIMENTO CIENTÍFICO DESTAS MATÉRIAS, O QUE IRÁ PERMITIR UMA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E A MAXIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CARNE E DE LEITE.